Na apicultura é comum surgirem novos interessados em iniciarem na criação de abelhas quando o preço do mel no atacado está elevado. O contrário também é verdadeiro, quando o preço do mel está em baixa muitos produtores abandonam a atividade. Esse fenômeno ocorre por falta de estratégias de produção para amenizar ou contornar a oscilação natural de preço.
Como todo alimento, o preço do mel está sob efeito de diversos fatores, tais como: condições climáticas, crises de saúde, incentivo (ou falta de incentivo governamental), entre outros. Resultando no que chamamos em economia de oferta e demanda. Quanto mais pessoas querendo comprar mel maior é o preço. Por outro lado, se há mel em abundância e poucos compradores o preço do mel tende a cair.
Não há como lutar contra a famosa “mão invisível do mercado”, que determina o preço de todos os produtos. Por isso, o apicultor ou meliponicultor precisa criar estratégias para não sair no prejuízo quando o preço de determinado item está abaixo do preço viável.
No meu livro Apicultura Empresarial: transformando a criação de abelhas em negócio, ensino como é possível se manter obtendo lucro na apicultura mesmo com as oscilações (inevitáveis) de preço. Caso seja do seu interesse em adquirir esse conteúdo basta acessar o site www.apislogia.com.br